Dúvidas Frequentes

O que é a UAB?

O Sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela CAPES para fomentar a educação a distância (EAD) no setor público através das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos governos locais. Assim, a UAB não é uma universidade física, mas um sistema integrado por universidades públicas e governos municipais e estaduais, que são os mantenedores de polos de apoio formativo. O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação.

O que é um Polo de Apoio Presencial?

Tem-se hoje na Bahia 58 polos de apoio formativo, sendo 32 municipais e 26 estaduais. Os Polos funcionam em consonância com os modelos de EAD de cada universidade que oferta cursos, utilizando diversas mídias e sistemas de ensino integrado a plataformas digitais com tutoria a distancia e presencial. Todos os polos são dotados de uma infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos que garante o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos com qualidade, segundo as diretrizes da CAPES e contínua avaliação deste órgão do MEC.
Como ingressar em um dos cursos oferecidos pela UAB?

Os professores podem se inscrever nos cursos ofertados pelas universidades através da UAB na plataforma Paulo Freire http://freire.mec.gov.br/index-static, pelo plano de formação de professores das escolas, por meio do PDE interativo e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social. Para se inscrever nos cursos do Sistema UAB por meio destas plataformas, o candidato deve ser professor da rede pública estadual ou municipal e seguir os prazos de inscrição que são divulgados pela internet nos portais do MEC, da SEC/IAT, das respectivas plataformas mencionadas e das próprias universidades. Além disso, o candidato deve ser aprovado em um processo seletivo da universidade. O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela universidade que ofertará o curso escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário